segunda-feira, 4 de maio de 2009

Resenha

Vilém Flusser - "Design: Obstáculo para a remoção de obstáculos?"

O texto "Design: Obstáculo para a remoção de obstáculos?" expõe a dualidade na definição dos objetos de uso, uma vez que estes são utilizados para remover a necessidade de uso de outros objetos. Dessa forma os objetos nos obstruem por estarem sempre em nosso caminho e por necessitarmos deles para prossegui-lo.
Ao se depararem com obstáculos outras pessoas projetaram os objetos dos quais necessitamos e nos obstrue. Da mesma forma, nós, em semelhante situação, lançamos objetos na vida de outras pessoas. Para que os objetos que projetamos obstruam o caminho alheio da menos forma possível o texto coloca que devemos projetá-los com responsabilidade, o que significa considerar o aspecto comunicativo, intersubjetivo e dialógico dos objetos, pois estes funcionam como mediações entre os homens.
Flusser propõe que ao criar objetos o projeto não concentre-se apenas no objeto em si, mas também dirija-se para os outros homens, de forma que os objetos de uso funcionem menos como obstáculo e mais como forma de contato entre os homens.
Considerando os aspectos intersubjetivos que coloca o texto, o objeto de uso abre-se ara as mais diversas explorações e adapta-se à pessoa que o utiliza. Se projetarmos da forma proposta os objetos deixarão aos poucos de serem obstáculos e poderão adquirir um caráter mais amplo e duradouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário