sexta-feira, 26 de junho de 2009

Intervenção

A proposta da intervenção consiste em modificar um espaço da Escola de Arquitetura da UFMG e modificá-lo criando um ambiente que apresentasse, de forma espacializada e interativa, os trabalhos realizados, em todas as disciplinas, pelos membros do grupo durante o semestre. Cada grupo deveria de trabalhar a interatividade e a virtualidade da instalação e dialogar via internet, utilizando o Processing, com uma segunda intervenção.
Meu grupo era: Isabella, Isadora, Lívia, Mariana, Raíssa, Rafael, Renan e eu. Nós escolhemos o hall do LAGEAR para nossa intervenção por vários motivos, sendo os principais os fatos de o local ser próximo ao LAGEAR e a possibilidade de comunicação com o meio externo da EA através da porta de vidro.
As idéias que tivemos surgiram na tentativa de conectar o espaço aos desenhos e objetos interativos dos membros do grupo. As idéias que executamos na nossa intervenção, que se chamou InJogo, foram:
  • Uma tenda de pano na marquise externa em referência ao objeto interativo da Raíssa e sua penetrabilidade, na qual se projetava, do hall do LAGEAR.
  • Imagens de desenhos feitos por membros do grupo na disciplina de Desenho projetivo, que projetavam-se na tenca, com o objetivo de conectar o meio externo e interno da intervenção.
  • Desenhos nas paredes relacionados à disciplina de História da arte e da arquitetura da cidade antiga e medieval.
  • Placas no chão que, ao serem pisadas, alteravam características dos desenhos projetados na tenda ou a intensidade do som ambiente que era relativo a estes.

A execução da intervenção foi trabalhosa e levou cerca de 70h, mas ainda assim não deixou de ser agradável. A tenda deu muito trabalho e muitos imprevistos de ultima hora aconteceram, mas o resultado final foi bom e as pessoas realmente entraram lá para ver como funcionava! Os desenhos que eram projetados na tenda sofriam alterações com o manuseio do tecido pelas pessoas dentro da tenda e digitalmente por quem pisasse nas placas no piso do hall e essa conecção funcionou de forma interessante.

Os desenhos nas paredes foram muitíssimo elogiados (tanto que ainda estão lá!) e despertaram muito a atenção para a intervenção, possibilitando que ela fosse sempre frequentada.

Quem quiser reproduzir a intervenção pode obter informações mais detalhadas no caderno técnico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário